Receita de Kimchi (김치): simples, rápido e gostoso!

receita kimchi

O que é kimchi?

O kimchi é um prato coreano fermentado feito com repolho-chinês ou acelga, temperado com uma pimenta vermelha coreana chamada “gotchugaru”, alho, gengibre, cebolinha, e outras especiarias. Existem diversas variações no modo de preparo, uma vez que, a pessoa que cozinhar pode escolher temperos e legumes à seu gosto. 

O kimchi coreano e seus benefícios

O kimchi tem inúmeros benefícios à saúde. Ele é uma bomba de vitaminas A, B1, B2 e C, e rico em aminoácidos e minerais como ferro, cálcio e selênio. Isso se deve à junção dos legumes que fornecem um alto valor nutricional e, especialmente, da fermentação que proporciona os lactobacilos e probióticos. 

Essas “bactérias saudáveis”, ajudam a regular o funcionamento da flora intestinal, enquanto os probióticos ajudam a combater várias infecções.  

Nutricionistas apontam que alimentos fermentados, se consumidos ¼ por dia podem causar impacto positivo na sua qualidade de vida. Assim, o kimchi não é uma exceção a essa regra, há estudos que comprovam diversos benefícios para a saúde que o alimento coreano proporciona. De acordo com The Journal of Medicinal Food alguns desses efeitos são:

·         Anticâncer·         Antiobesidade·         Anticonstipação
·         Redução do Colesterol·         Propriedades Probióticas·         Antienvelhecimento
·         Efeito de Fibras·         Propriedades Antioxidantes·         Benefícios à Pele (inflamações, alergias)
·         Saúde Mental·         Imunidade·         Controle de Diabete

 Kimchi –  Ingredientes

·         2 acelgas

·         Sal

·         1 nabo coreano

·         2 pimentão vermelho

·         4 pimenta dedo-de-moça

·         2 cabeças de alho

·         1 gengibre médio (45g)

·         1 maço de cebolinha

·         1 colher de molho de peixe “ekjot”

·         1 colher de camarão salgado em conserva “seujót”

·         150 g de flocos de pimenta vermelha “gotchugaru”

·         100g de açúcar

·         2 colheres de gergelim preto e branco torrados

Modo de preparo

kimchi receita foto

1. Corte ao meio a raiz da acelga e separe-a em dois com as mãos. Retire as folhas e, individualmente, passe sal dos dois lados. Faça uma pilha com elas em um recipiente e as reserve por 3 horas, com algum objeto que as pressione e cause peso sobre as folhas.

2. Após 3 horas, lave as folhas em água corrente, retirando o excesso de sal.

3. Em um triturador ou liquidificador, coloque o alho, gengibre, pimentas e pimentões, molho de peixe e camarões em conserva. Em seguida, noutro recipiente, junte os flocos de pimenta coreana “gotchugaru” e o mingau de arroz. Misture. Depois, acrescente açúcar, gergelim preto e branco e misture novamente.

4. Corte o nabo e a cebolinha em tiras, depois, misture manualmente com o molho já pronto – (DICA: use luvas, a pimenta coreana mancha as mãos).

5. Tempere as acelgas, esfregando o molho nos dois lados da folha. Quando pronto, conserve-as num pote com tampa para a fermentação, num descanso de 12 horas. Depois, corte-as em pedaços e sirva-se.

Bônus: mingau de arroz

– Adicione 4 colheres de farinha de arroz para 2 copos de água (500ml). Dilua a farinha na água e depois leve-o ao fogo. Mexa constantemente com a colher, até adquirir a consistência de mingau. Reserve.

26 comentários em “Receita de Kimchi (김치): simples, rápido e gostoso!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.