Cultura Coreana Em SP: O Que existe E Onde encontrar?

cultura coreana em SP

É sábado de manhã e, no Centro Cultural de São Paulo, grupos de jovens dançam músicas de k-pop. Ao mesmo tempo, perto dali, o Centro Cultural Coreano já começou suas aulas de língua e visitantes entram e saem o tempo todo, conferindo as exposições do salão principal. No Bom Retiro, a comunidade coreana vive sua vida comum e seus comércios abrem as portas, recebendo tanto brasileiros quanto coreanos. Afinal, o que e onde podemos encontrar a cultura coreana em SP?

A cultura coreana em SP: bairro do Bom Retiro

Com mais de 50 anos desde a imigração, a comunidade coreana mantém a cultura de seu país de origem viva no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Lá, encontramos restaurantes, cafés e supermercados que vendem produtos e comidas coreanas. Indo além, para quem quer aprender mais sobre a Coreia ou o próprio idioma coreano, existem cursos de língua e centros culturais no Bom Retiro que valem a pena conferir. 

O Centro Cultural Hallyu

O Centro Cultural Hallyu não só realiza exposições sobre a cultura coreana, como também dá aulas de coreografia de k-pop e de língua coreana. Se você tem interesse em aprender as danças das músicas mais populares ou se, simplesmente, deseja dar uma passadinha para conhecer o acervo, vale a pena checar o instagram deles.

A culinária coreana no Bom Retiro

cultura coreana sp cafés coreanos bom retiro
Um Coffee Co. – Veja de SP

Nós já apresentamos muitos pratos da culinária coreana aqui no blog. Pois, para quem mora em São Paulo ou passa pela cidade, esses pratos estão todos disponíveis nos restaurantes do Bom Retiro. Vale a pena pesquisar para conferir onde dar uma passadinha.  

Mas se você só prefere descansar por umas horinhas com uma bebida gostosa, existem cafés no estilo coreano – e com menus em coreano! – pelo bairro e alguns servem até bingsoo (sobremesa famosa na Coreia, que consiste em gelo ralado com coberturas). 

Os cafés são parte da cultura coreana do dia-a-dia e vale muito a pena experimentar os docinhos e bebidas de lá, como o café gelado e o hotteok.

O Centro Cultural Coreano em São Paulo

É claro que o Centro Cultural Coreano, localizado na Avenida Paulista, não poderia ficar de fora. Eles são responsáveis por trazer várias exposições sobre a Coreia para a cidade e também realizam muitos eventos e workshops sobre música, artesanato etc. 

O Centro Cultural disponibiliza uma biblioteca considerável com títulos em coreano, inglês e português, e é uma ótima fonte de pesquisa sobre a Coreia. Ela também conta com webtoons e livros didáticos para aprender o coreano.

Por fim, também é possível fazer aulas de k-pop e k-hiphop, culinária, dança tradicional, música tradicional e língua por lá. Você só precisa ser membro do Centro, que cobra R$50,00 para a inscrição dos alunos anualmente. 

Os cursos não têm mensalidade (material didático e ingredientes ou ferramentas podem ser cobrados à parte). Confira o facebook deles para saber sobre as aulas disponíveis e as datas de matrícula.

O cinema coreano em São Paulo

Há alguns anos, a exibição de filmes da Coreia não era tão comum pela cidade. Títulos como Old Boy eram até conhecidos e lugares como os centros culturais e eventos de coreano faziam pequenas exibições desses filmes, mas não havia exibições de longo prazo e/ou em grandes cinemas. 

Entretanto, nesse meio tempo, o cinema coreano só cresceu aqui no Ocidente e muitas pessoas começaram a ter mais interesse na Coreia em geral. Por consequência disso, por exemplo, o blockbuster Invasão Zumbi foi exibido em grandes cinemas de São Paulo. 

Recentemente, Parasita, o vencedor do Festival de Cannes e do Oscar, não só foi exibido em vários cinemas de São Paulo, como também em 25 outras cidades brasileiras. Isso mostra que o cinema coreano tende a se tornar ainda mais presente nos espaços paulistanos. 

Os eventos de cultura Coreana em São Paulo

São inúmeros os eventos sobre cultura coreana que acontecem em São Paulo. A Hallyu Expo do Centro Cultural Coreano, o Encontro de Estudos Coreanos da Universidade de São Paulo e os festivais que acontecem no Bom Retiro são apenas alguns exemplos deles. 

Dizer todos seria impossível, pois cada vez mais eles se tornam presentes na rotina paulistana, mas vale a pena pesquisar as datas nas principais plataformas que já mencionamos aqui. Quem sabe tenha algum evento bem no dia de preguiça da nossa semana?

A cultura coreana em SP espalhada pelos k-lovers paulistanos

Antigamente, quem gostava de k-pop, dorama ou cultura coreana se reunia em torno do KDT (K-pop Dance Tournament, uma das maiores competições de cover de dança de k-pop no Brasil) e convenções de anime. Era uma comunidade bem pequena. 

Já hoje em dia, embora esses eventos ainda sejam muito importantes, os paulistanos têm novos espaços para frequentar e nutrir seu amor pela cultura coreana. A tendência, portanto, é que a comunidade cresça e que tenha mais lugares para visitar e experienciar essa cultura coreana em SP.

Portanto, seja os k-poppers que vão religiosamente praticar suas coreografias no Centro Cultural de São Paulo, seja os que não perdem um capítulo do dorama por nada, é verdade que os paulistanos k-lovers ajudam a manter a cultura coreana viva na cidade. 

E aí? Quem aí é de São Paulo e já deu uma passadinha nesses lugares? Contem para nós nos comentários. 

Summary
Cultura Coreana Em SP: O Que Existe E Onde Encontrar?
Article Name
Cultura Coreana Em SP: O Que Existe E Onde Encontrar?
Description
A cidade de São Paulo é um polo cultural imenso, e não deixaria a desejar inclusive com atrações coreanas. Quer aproveitar a cultura coreana em SP? Confira!
Author
Publisher Name
Hallyu Brasil
Publisher Logo

29 comentários em “Cultura Coreana Em SP: O Que existe E Onde encontrar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.