Cultura Coreana no Trabalho: como funcionam as empresas coreanas

coreana no trabalho

Com todo o boom da Onda Coreana – também conhecida como Hallyu -, os hábitos, costumes e tradições coreanas são cada vez mais conhecidos e –  claro -, posto em destaque em todas as esferas. E não seria diferente da cultura coreana no trabalho. Afinal, como funciona o dia a dia de quem trabalha em uma grande empresa sul coreana como a Samsung ou a Hyundai? Confira!

Cultura empresarial coreana: vivendo para trabalhar?

seoul

Quando falamos sobre trabalho na Coreia do Sul, logo percebemos um padrão dos relatos de estrangeiros que trabalham no país: os coreanos trabalham MUITO. E podemos afirmar com certeza que isso não é apenas uma impressão, mas um fato. A Coreia do Sul ocupou em 2018 o 2º lugar no ranking de países com maior carga horária de trabalho do mundo.

Para conseguirmos ter uma noção de quantidade, estima-se que a média semanal de horas trabalhadas por um coreano é de 60 horas por semana! A rotina de trabalho é tão árdua que no mesmo ano foi lançada uma lei de trabalho para que o limite de horas semanal (em alguns cargos) seja de “apenas” 52 horas.

Sabemos hoje que os casos de suicídio na Coreia do Sul relacionados ao excesso de trabalho chegam às centenas por ano e já virou pauta de várias discussões tanto em empresas quanto no próprio governo de até que ponto essa cultura do “trabalho duro” é benéfica nos dias de hoje.

Apesar dos efeitos negativos hoje dessa prática, ela no passado foi fundamental para tirar a Coreia do Sul da linha da pobreza e miséria e colocá-la no top 13 dos países mais ricos do mundo em apenas 60 anos. Então é de se esperar que ainda há vestígios dessa cultura nas empresas coreanas.

Mas, é claro, é importante também reconhecer que trabalhar em uma grande empresa coreana de tecnologia como a Samsung tem suas vantagens, como grandes salários, acesso às maiores inovações do mercado de antemão e a possibilidade de ter uma carreira mais estável.

Cultura coreana no trabalho: costumes e relacionamentos

coreana e homem moreno trabalhando

A cultura coreana no trabalho vai muito além das jornadas de trabalho. Para quem quer saber realmente como é o dia a dia trabalhando numa empresa coreana, há algumas coisas que você precisa saber antes de dizer um “sim”. Listamos aqui os principais costumes de trabalho coreano:

Coreanos sempre têm pressa

Coreanos no trabalho têm a fama de sempre estarem com pressa e serem um tanto impacientes. Os prazos para uma tarefa costumam ser mais curtos e o desejo por resultados rápidos é claro. Atire a primeira pedra quem nunca ouviu um “빨리빨리” (“rápido, rápido!” em coreano).

Falam sem rodeios

Os coreanos são muito pragmáticos e, para nós brasileiros, podem até soar “sem filtros” ou até um pouco rudes. No âmbito do trabalho, acostume-se a receber uma tarefa (ordem) fora de contexto e sem muitas explicações do seu chefe. E, acredite, se você fizer algo errado eles vão falar “na lata”.

Hierarquia e idade nas relações

A sociedade coreana tem em sua cultura fortes raízes na filosofia confucionista e as práticas e ensinamentos de Confúcio permeiam as relações até hoje. Daí a grande importância à hierarquia e à idade nas relações coreanas. 

Geralmente os maiores cargos e quem tem a “palavra final” são pessoas mais velhas e experientes e, apesar de você ser um ótimo profissional, você provavelmente terá que entender e acatar o que é dito por um superior.

Além da idade ser um critério de peso na hora de uma promoção.

“Cultura” do álcool

Separamos o hábito na cultura de trabalho coreana mais curioso para o final. Na Coreia do Sul, existe uma regra implícita de que, se seu superior te chama para beber com ele, independente do dia da semana que seja, você e seus colegas devem aceitar o seu convite. Geralmente esses encontros para beber acontecem regularmente, durando horas e se tornam parte das suas obrigações de trabalho.

Bônus: se quiserem conferir na íntegra alguém falando sobre como é trabalhar na Coreia do Sul, o autor Gihad escreveu um relato muito interessante em seu medium – 100% em português – que usamos de referência para nosso artigo.

E aí, gostaram de saber como é a cultura coreana de trabalho? Você ainda trabalharia numa empresa Sul Coreana? Conte pra gente nos comentários! 🙂

31 comentários em “Cultura Coreana no Trabalho: como funcionam as empresas coreanas”

  1. Pingback: Escola Coreana: Como Funciona e Como é Estudar na Coreia?

  2. PG SLOT ทุนน้อยก็รวยได้ แม้ว่าคุณจะมีทุนน้อย แต่อยากเล่นเกมสล็อตออนไลน์นั่นไม่อยาก​เลย เพราะในแต่รายการใช้เงินลงทุนน้อยมากถึงมากที่สุด พีจีสล็อต ไม่ต้องลงทุนเยอะก็มีโอกาสรวยได้

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.