Hanbok: saiba mais sobre o tradicional vestido coreano

mulheres usando hanbok

Utilizado desde o período dos três reinos (57 A.C. – 668 D.C.), moças e rapazes da Coreia do Sul vestem um tradicional traje chamado Hanbok, muito conhecido por suas curvas, cores vibrantes e bordados elaborados. Antes utilizados cotidianamente como uma vestimenta comum, hoje em dia essa peça ganha mais espaço entre os eventos sociais e datas comemorativas, como casamentos e festivais do país.

Habbok, no idioma local (한 coreano, 복 roupa), literalmente significa “Roupa Coreana” e tradicionalmente é composto apenas por duas peças: a parte de cima, uma espécie de casaco ou blusa chamada Jeogori, e a parte de baixo, onde as garotas vestem uma volumosa saia longa, a Chima, e os garotos uma calça chamada Baji

Estudos apontam que cada um dos três reinos coreanos usavam um modelo de hanbok distintos entre as regiões, com o passar do tempo, foram evoluindo e se mesclando junto à sociedade sul-coreana ao longo dos séculos até o utilizado hoje em dia.

Conheça as características do hanbok

Antigamente o Hanbok era muito mais do que um artigo da moda tradicional, ele representava a posição social daquele que o vestia, sendo muitas vezes ostentados como patrimônio de luxo e símbolo de nobreza. Hoje em dia, em casamentos e datas comemorativas, por exemplo o feriado de Seollal (o Ano Novo lunar) e Chuseok (Ação de Graças), a vestimenta é utilizada por praticamente toda a população.

Além disso, nos aniversários de 60 anos – também chamado de Hwangap – os coreanos também utilizam um hanbok, porém, este é compostos por Bajis e Chimas mais largos e volumosos que representam a liberdade e o espaço, enquanto os  Jeogori apresentavam uma costura mais ajustada ao tronco e mangas largas com formato curvo, simbolizando a hospitalidade.

Hanbok feminino

mulher usando hanbok feminino

O Hanbok feminino tradicionalmente é composto pelo jeogori sendo uma jaqueta curta presa por duas fitas, que são atadas com um nó chamado otgoreum. A volumosa saia Chima, utilizada acima da cintura, geralmente eram adornadas com estampas e bordados, que por sua vez podiam simbolizar a família que aquela mulher pertencia.

Hanbok masculino

homem vestindo um hanbok masculino

Além do  eogori e a calça Baji, o Hanbok masculino, muitas vezes, também era utilizado com um sobretudo chamado durumagi. Os homens utilizavam uma tiara masculina denominada Mangeon, um volumoso topete e durante os casamentos um chapéu chamado Samo acompanhava o visual.

Para completar a tradição, uma túnica com gola arredondada chamada Dallyeong e uma faixa na cintura chamada Dae eram adicionadas – esta combinação é conhecida como Samoguandai.

Hanbok moderno: uma tradição que persiste na atualidade

Tiffany e Jessi usando Hanbok moderno

O Hanbok é utilizado com orgulho pelos sul-coreanos até os dias de hoje, porém, com o passar do tempo a vestimenta foi ganhando releituras e se adequando às tendências de moda. Assim, grifes sul-coreanas, como DANHA e BaekOakSoo, desenvolveram Hanboks com designs diferenciados, fazendo a mistura perfeita entre tradição e modernismo. 

Mais do que um artigo de moda utilizado pelos grupos de kpop, como BTS e BlackPink, o Hanbok consegue trazer as raízes históricas para a atualidade, propagando a história coreana pelo mundo.

Deseja saber mais curiosidades sobre a cultura coreana? Então, explore nosso blog e confira nossos posts!

33 comentários em “Hanbok: saiba mais sobre o tradicional vestido coreano”

  1. Pingback: Chuseok: Conheça o Tradicional Feriado Coreano | Hallyu Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.