Aqui, já falamos sobre muitos temas acerca da Coreia: a mitologia do país, suas regras, literatura e até desenhos animados. Então, se você quer entender mais a fundo tudo o que cerca o país, este post é para você!
Hoje, falaremos sobre qual é a história da Coreia do Sul. Vamos lá?
Antes da Coreia do Sul
A história da Coreia começou há muitos, muitos anos: no período Paleolítico Inferior, 2,6 a 4 milhões de anos atrás, o território já era conhecido pelos humanos.
Porém, foi só aos pouco mais de 2.000 anos a.C. que se iniciou a construção do que daria início à Coreia que conhecemos hoje. Veja:
Gojoseon: o reino ancestral
Fruto da união entre duas tribos contra a China, Gojoseon foi construído em 2333 a.C., por um líder mítico da região.
Esse reino durou quatro séculos. E então, houve uma mudança que iniciou o próximo período.
O período dos Três Reinos
Quando Gojoseon foi invadido pelos chineses, o que era apenas um reino foi dividido em três.
Assim começaram Goguryeo, Silla e Baekje, dando início ao chamado Período dos Três Reinos – que durou até o ano 668 d.C.
O fim dos Três Reinos.
Aos poucos, Silla foi se tornando mais forte do que os outros reinos. Assim, os outros territórios foram invadidos, tomados e unificados.
Nessa época, a Coreia voltou a ver muitos conflitos – até 1392.
A dinastia chinesa
Após tantos anos conflituosos, um general chinês deu um golpe de Estado. Assim, foi estabelecida a dinastia chinesa – que durou até 1910.
Acontecimentos até a divisão atual
Mesmo após o fim da dominação chinesa, ainda aconteceram muitos conflitos até o nascimento da Coreia do Sul como conhecemos hoje. Veja só:
A invasão japonesa
Enquanto o país estava sob poder da China, o Japão tentava constantemente invadir o local.
Em 1910, o objetivo japonês foi cumprido e o território passou a ser dominado pelo Japão. Porém, esse domínio não durou muito.
A Segunda Guerra Mundial
Em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial, os japoneses foram expulsos do território, que passou a ser dominado por americanos e soviéticos.
Assim, pouco tempo depois, teve início a Guerra Fria, que faria mais uma divisão.
Guerra Fria: o início da história da Coreia do Sul
Com a divisão do território feita de acordo com os interesses políticos, nasceram a Coreia do Norte, comunista, e a Coreia do Sul, capitalista.
Desde então, o território permanece separado dessa maneira. Obviamente, isso gerou muitos conflitos. Veja:
Conflitos causados pela divisão da Coreia
Por muito tempo, houveram rixas entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul: em 1950, foi feita uma tentativa de invasão da parte capitalista, pois a Coreia do Norte visava unificar o território. Isso deu início a uma guerra.
Após três anos em guerra, um termo – chamado armistício – foi assinado em 1953. Assim, os dois países pararam de lutar. Porém, por não se tratar de uma declaração de paz entre os dois, ainda existe uma certa tensão.
E aí, gostou de conhecer a história da Coreia do Sul?
Então, fique por dentro do nosso blog e aprenda muito mais sobre o país do K-pop!
sumatriptan pill – purchase imitrex pill brand sumatriptan 50mg