Literatura Coreana: Livros Coreanos Que Você Precisa Conhecer

literatura coreana

Se você é um amante da literatura e da cultura coreana, esse post vai aquecer seu coração! Especialmente para os leitores de plantão, elaboramos uma lista com alguns livros coreanos que você precisa conhecer.

Características da literatura sul coreana

A literatura coreana é considerada única e muito característica, pois expõe muito os valores e pensamentos “tradicionais” da Coreia.

Uma curiosidade legal sobre a literatura coreana é que o Hangul (a escrita oficial da Coreia) só foi inventado no século 15 e, por isso, as escritas coreanas mais antigas eram em caracteres chineses, mas o século “divisor de águas” para a literatura coreana foi o século 19. Sendo assim, a literatura anterior ao século 19 é chamada de literatura clássica, e a posterior a isso é a literatura coreana contemporânea.

Agora que entendemos isso, vamos ao que interessa: indicações de livros coreanos!

Literatura coreana romântica

Ah, o amor! Se você gosta de livros que fazem o leitor se derreter, aqui vai: este é um livro coreano romântico disponível em português e muito amado pelos fãs dos doramas.

Mia Antiere – O Príncipe Coreano

Trazendo um conceito já conhecido nos romances mais clichês, a história acompanha uma garota que foi para a Coreia para fugir de sua madrasta e um homem muito rico e poderoso, que se vê dividido entre seu estilo de vida extravagante e o amor da garota.

Com a personalidade, os pensamentos e até a nacionalidade diferentes, essa história lembra o clássico ditado: “os opostos se atraem”!

Literatura coreana contemporânea

A literatura coreana também tem diversas opções para os leitores que preferem a escrita contemporânea. Nessa área, temos uma indicação que vem conquistando muitos corações por aqui!

Han Kang – Atos Humanos

Escrito por uma autora em ascensão na literatura coreana contemporânea, Atos Humanos é um livro que nos leva para maio de 1980, quando o exército causou milhares de mortes em uma cidade sul-coreana.

Apresentando vários pontos de vista e dando voz às pessoas afetadas pela tragédia, Atos Humanos é um livro sensível e poético.

O livro foi publicado no Brasil em maio de 2021 pela Editora Todavia, e a autora é a mesma do livro “A Vegetariana”, que trata de assuntos delicados e traz uma escrita que nos prende à ficção.

Literatura juvenil coreana

Se você tem preferência por um gênero literário mais descontraído e de fácil entendimento, tudo bem também! Este é um dos livros coreanos que podem te agradar.

Keum Suk Gendry-Kim – A Espera

Contada em formato de quadrinhos, a história acompanha as dificuldades da vida da mãe da autora durante um período de guerra. Com uma visão sensível e especial, Keum toca os corações dos leitores de forma sutil.

O livro foi lançado há pouco tempo: em julho de 2021, a editora Pipoca e Nanquim trouxe essa maravilha da literatura coreana para nós. A autora, que já tinha começado a conquistar o público brasileiro com a escrita sensível presente em “Grama” (a biografia muito emocionante de uma menina que foi vendida pela família), conseguiu o amor de todos!

Se você gostou de saber um pouco sobre esses livros coreanos e pretende conseguir se aventurar entre as páginas das versões originais, venha aprender coreano na Hallyu Brasil!

36 comentários em “Literatura Coreana: Livros Coreanos Que Você Precisa Conhecer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.