Padrão de beleza coreano: a busca que nunca para pela “perfeição”

padrão de beleza coreano

É perceptível a luta dos sul-coreanos para alcançar um padrão que, mesmo com um objetivo diferente, se baseia em características ocidentais que muito diferem das deles. É por isso que vemos tantos produtos diferentes nas maquiagens de lá: para alcançar o padrão de beleza coreano

Vem entender mais um pouquinho sobre como funciona e o motivo de devermos apoiar o fim disso!

Qual é o padrão de beleza coreano?

Como citamos acima, os sul-coreanos têm um padrão de beleza muito mais baseado nas características ocidentais do que nas próprias, o que faz as pessoas sofrerem muito tentando se encaixar em algo que, se é impossível para nós, imagine para eles! 

Além disso, a beleza é uma coisa tão importante por lá, que influencia até mesmo no mercado de trabalho. Esse padrão de beleza coreano funciona assim:

Como funciona o padrão de beleza coreano em relação aos traços faciais?

antes e depois da cirurgia plástica
Reprodução: Revista Koreian

Uma coisa nas coreanas sempre impressiona: a perfeição nas maquiagens, que as deixam praticamente irreconhecíveis. Mas, apesar de impressionarem, as mulheres não são as únicas a passar pelo sofrimento da busca pela beleza, já que o padrão de beleza coreano feminino pouco difere do padrão de beleza coreano masculino.

Para se adaptar aos padrões ocidentais em relação ao rosto, é muito comum que as mulheres coreanas usem lentes de contato, adesivos que ajudam a marcar melhor o formato do rosto e muita luz e sombra para simular o famoso “rosto em formato V” que elas tanto desejam. 

Muitas, inclusive, acabam optando por cirurgias plásticas e outros tipos de procedimentos estéticos para alcançar a meta do “rosto perfeito”. Mas os homens não conseguem fugir da luta pelo rosto bonito, apesar de focar mais no corpo.Eles consideram que, para uma aparência bonita, a cabeça deve ser pequena, com feições delicadas, olhos grandes, nariz fino e sobrancelha reta, indicando uma aparência mais inocente.

Além disso, o tom da pele também tem grande influência: quanto mais branca a pessoa for, mais nobre ela parece, já que a pele bronzeada é vista até hoje como sinal de trabalho braçal nos campos. Isso explica os sprays extremamente brancos que vemos nos vídeos de maquiagem das moças.

Padrão de beleza coreano: altura e peso

Apesar de tantos procedimentos estéticos existentes na para que os coreanos consigam alcançar a beleza até nos mínimos detalhes do rosto, o corpo não deixa de ser uma preocupação. 

O ideal para eles é que sejam todos magros e altos. Os homens com abdômen definido e, as mulheres, com pernas finas. Isso é visto como um corpo bonito, enquanto estar acima do peso ou um pouco mais “cheinho” é visto como sinal de relaxo e falta de cuidado. 

Só foi surgir uma modelo plus-size coreana no ano de 2016! Mesmo sendo muito julgada, ela foi corajosa e deu muita inspiração às mulheres coreanas e foi um divisor de águas para que a moda coreana começasse a aceitar tamanhos maiores, mesmo que aos poucos.

modelo coreana plus size
Reprodução: Instagram @beyoutiful_taylort

Como o padrão de beleza coreano afeta a autoestima das pessoas

Infelizmente, a beleza é considerada extremamente importante por lá, causando muito bullying e pressão para alcançar o inalcançável.

Os idols não ficam de fora, já que desde o início de suas carreiras eles tomam o padrão de beleza coreano como prioridade. O Jimin, do BTS, é uma prova viva da pressão da imprensa para que todos os idols se encaixem no padrão: ele já sofreu com distúrbios alimentares, chegando ao ponto de comer apenas um prato de “comida de verdade” por semana, treinando até estar exausto, para se manter em forma. Os próprios “fãs”, muitas vezes, chegam a punir os idols com formas de humilhação quando eles estão acima do peso ideal. 

Além disso, muitos deles também já sofreram humilhações por terem a pele mais escura do que o considerado bonito por eles.Por esses motivos, muitas pessoas consideram a imprensa do Kpop, principalmente, muito nociva. 

É bom saber que o assunto tem tomado mais visibilidade, para que os idols e também as outras pessoas não se sintam mais tão pressionadas a seguir padrões de beleza coreanos impossíveis. Afinal, cada um é único à sua maneira, e a sociedade finalmente está começando a entender isso! 

1 comentário em “Padrão de beleza coreano: a busca que nunca para pela “perfeição””

  1. Pingback: Skincare Coreana: Como é a Rotina de Cuidados com a Pele na Coreia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.