Rap coreano: o outro lado da música na Coreia do Sul

CL 

Uma das coisas mais conhecidas da cultura coreana é o K-pop. Mas você conhece os outros gêneros musicais coreanos?

Continue a leitura e conheça o rap coreano, que vem crescendo cada vez mais!

A história do hip hop coreano

O rap coreano surgiu entre os anos de 1985 e 1990, se popularizando cada vez mais no país.

Após o fim do regime militar na Coreia do Sul, a música começou a se ver livre das censuras, o que originou o gênero no país. A primeira música coreana a apresentar o rap, Kim Sat-gat, foi lançada em 1989 pelo cantor coreano Hong Seo-beom.

Enquanto o rap coreano se popularizava e era apresentado em diversas músicas do K-pop, nasceram os grupos coreanos de hip hop: Drunken Tiger é considerado o primeiro grupo de rap coreano a fazer sucesso no país. Seu momento de ascensão foi nos anos 2000.

Rappers coreanos

Para saber mais sobre o rap coreano, não há nada melhor do que conhecer artistas incríveis que fazem parte desse movimento e dão vida ao hip hop na Coreia do Sul, não é?

Então, confira agora os principais artistas do rap coreano!

Para te apresentar o hip hop coreano da melhor forma possível, te mostraremos alguns rappers coreanos que fazem as próprias músicas de forma independente.

Afinal, fazer sucesso sozinho não é uma tarefa nada fácil e esses artistas conseguiram popularizar ainda mais a cena do rap na Coreia do Sul!

GroovyRoom

groovyroom

O GroovyRoom é uma dupla integrada por Park Gyujung e Lee Hwimin, dois produtores independentes que apostam no rap.

A dupla atua também na produção de outros grupos e já ganharam até um prêmio: no Korean HipHop Awards 2017, foram nomeados como Produtores do Ano.

Giriboy

Giriboy

Hong Si Young, conhecido como Giriboy, é um dos rappers com carreira mais promissora na Coreia do Sul.

Estreando com um álbum composto por músicas escritas ainda no ensino médio em 2012, Giriboy teve tanto sucesso que, mais tarde, se tornou Co-CEO de uma gravadora, a WEDAPLUGG Records.

SIK-K

SIK-K

Iniciando sua carreira em 2013, Sik-K é um rapper, produtor e compositor que teve seu auge de popularidade em 2016, após participar de um programa de TV coreano.

Sik-K é um rapper coreano independente e, junto com a dupla GroovyRoom – citada no início da lista-, fundou o crew YelowsMob.

Beenzino

Beenzino

Apostando em um estilo de rap mais melódico, Beenzino é um artista independente do hip hop coreano que já começou sua carreira em meio a parcerias com grandes nomes.

Beenzino é um rapper, compositor e produtor coreano que foi descoberto por Simon Dominic, outro rapper coreano.

Rappers coreanas: mulheres na cena do hip hop coreano

As mulheres coreanas têm, cada vez mais, ocupado seus lugares na indústria da música (conheça aqui alguns grupos femininos de K-pop). E, em meio ao gênero underground coreano, isso não seria diferente!

Por isso, veja agora algumas mulheres incríveis que fazem parte do movimento do rap coreano.

Amber Liu

Amber Liu

Amber Liu é uma artista que impressiona por seus talentos. Além de rapper, a coreana é dançarina, produtora e compositora.

Apesar de ter firmado parceria com uma gravadora desde seu debut, Amber finalizou o contrato recentemente e começou a lançar suas músicas de forma totalmente independente.

Cheetah

Cheetah

Um exemplo de superação, Cheetah foi atropelada por um ônibus em 2007. O acidente ocasionou um longo período em coma e com poucas chances de acordar, porém, ela acordou – e mais determinada do que nunca a viver seus sonhos.

Cheetah não poupa palavras em suas letras para falar sobre os sofrimentos que passou na vida, além de aproveitar a voz mais grossa que o período em coma ocasionou.

Yezi

Yezi

Iniciando a carreira em 2012 com o girl group Fiestar, Yezi iniciou, mais tarde, sua carreira solo com muito sucesso.

A rapper, cantora e dançarina ganhou popularidade por apostar em um estilo musical agressivo que chama atenção na indústria musical coreana.

CL 

CL 

Já tendo feito um feat com o Black Eyed Peas na famosa música Dopeness – que já conta com quase 10 milhões de visualizações no YouTube-, CL é uma rapper coreana de muito valor. 

CL iniciou sua carreira por volta de 2007 e, com o tempo, revelou ao mundo e à insústria musical o seu estilo inspirado em Madonna, Queen e Lauryn Hill.

2 comentários em “Rap coreano: o outro lado da música na Coreia do Sul”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.