Cultura Coreana

Coreia do Sul: regras importantes que você precisa conhecer

Sabemos que, quando se trata da Coreia (e dos países asiáticos, em geral), há muitas regras diferentes. Elas costumam atrair a curiosidade dos estrangeiros por serem consideradas esquisitas, mas são muito importantes por lá, principalmente aquelas ligadas à etiqueta. Por isso, fizemos este artigo com as principais regras da Coreia do Sul para que você saiba como agir quando for para lá!

Quais são as regras da Coreia do Sul?

É importante lembrar que as “regras” coreanas se aplicam a muitas situações cotidianas dos que vivem por lá, então, desrespeitá-las pode ser mal-visto ou até ofensivo, principalmente se tratando de estrangeiros.

As principais regras da Coreia do Sul se aplicam a:

  • Etiqueta – A educação e o respeito pelas outras pessoas são coisas muito valorizadas por lá.
  • Higiene – Um dos principais fatores caso você queira causar uma boa primeira impressão aos coreanos.
  • Segurança e Saúde – Regras ligadas a isso não vão necessariamente causar uma má impressão sobre você, mas são coisas com as quais você deve estar sempre atento.

Sabendo disso, vamos entender melhor sobre essas “categorias” de regras coreanas!

Regras da Coreia do Sul: Etiqueta

Como comentamos acima, a etiqueta envolve o hábito de ter respeito a todos, educação e bons modos. Apesar de ser algo importante em qualquer lugar do mundo, a rigidez dos coreanos quanto a isso vai um pouco além e pode acabar assustando os que não estão acostumados.

Em relação à etiqueta, estas são as principais regras da Coreia do Sul:

Respeito e Educação nos transportes públicos

Os trens e ônibus coreanos não são, nem de longe, como os que temos aqui: será muito difícil utilizar um desses serviços por lá sem que perceba a total ausência dos barulhos que estamos acostumados a ouvir. Na Coreia, falar alto pode ser considerado algo muito desrespeitoso, principalmente dentro do transporte público.

Ter viagens confortáveis é prioridade para eles, que não gostam de ter que ouvir conversas alheias e, certamente, não vão lhe poupar os olhares desagradáveis e os pedidos de silêncio caso você ultrapasse o “volume” aceitável.

Além disso, há outra regra coreana que dificilmente vemos ser respeitada por aqui: nos trens e metrôs da Coreia do Sul, há assentos especiais para gestantes ( destacados pela cor rosa), além do uso exclusivo dos assentos nas extremidades de um vagão, destinados aos idosos. É de extrema importância respeitá-los caso não queira tomar uma bronca.

“Onde come um, comem dois”

Caso você faça amigos durante a sua estadia na Coreia do Sul e eles te convidem para um jantar entre amigos, não ache estranho se notar a falta de pratos.

Lá, é muito comum que a comida seja servida em apenas um recipiente. Sendo assim, todos costumam se reunir e utilizar apenas talheres individuais, sem separar porções para cada um.

Além disso, uma curiosidade inusitada sobre a Coreia do Sul é que é comum que amigos sirvam comida na boca uns dos outros, como vemos nos filmes e doramas! (Saiba mais sobre os doramas lendo nosso artigo.)

Regras da Coreia do Sul para a sua segurança

Se você pretende viajar para a Coreia, há algumas “regras” que não deixam de ser importantes para que você esteja preparado para algumas situações que podem acontecer. Afinal, além de causar boas impressões, estar em segurança é necessário em um país que você não conhece.

Usar máscaras – além da Covid-19

Você já deve ter ouvido falar que os asiáticos costumam usar máscaras sempre. Existem várias hipóteses sobre o motivo que os leva a isso, mas há um motivo real para que você nunca se esqueça de sair sem máscara em períodos específicos do ano na Coreia.

Lá, existem algumas épocas em que a quantidade de partículas nocivas circulando no ar devido à poluição começa a ser realmente prejudicial à saúde. Quando isso acontece, as pessoas são avisadas por SMS.

Além de ficar em casa se puder, há algumas recomendações para essas épocas do ano, como utilizar máscaras, óculos e beber bastante água.

Nunca interferir em brigas

Apesar de cenas onde os cidadãos “fazem justiça com as próprias mãos” serem comuns por aqui, é preciso lembrar que há muitas diferenças nas leis entre os países. Na Coreia, você pode ser até mesmo preso se resolver bancar o herói durante uma briga.

A notícia boa é que, na Coreia, a polícia é muito mais atenta e age mais rápido do que estamos acostumados. Por isso, caso você presencie uma situação em que alguém esteja em perigo, basta ligar para a polícia e se envolver o mínimo que puder.

Tome cuidado no trânsito – mesmo se você for pedestre!

Um dos serviços excepcionais na Coreia é o delivery. Você nunca vai receber um pedido atrasado. Mas, para isso, os entregadores passam por poucas e boas: eles fazem de tudo para entregar seu pedido, inclusive se metem em situações perigosas como subir com a moto na calçada! Por isso, esteja sempre atento enquanto anda pelas ruas coreanas.

Regras da Coreia do Sul sobre higiene

É sempre bom lembrar que a higiene é algo essencial em qualquer viagem. Para uma ida à Coreia do Sul não seria diferente, pois sabemos a rigidez dos coreanos em relação à organização e limpeza. Portanto, aqui vão algumas dicas.

Deixar os sapatos lá fora

Visto por muitos como um costume que deveria ser adotado em todos os lugares, o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em ambientes fechados é levado muito a sério pelos coreanos.

A limpeza, a higiene e a organização são muito importantes para eles, por isso, entrar com sapatos sujos da rua em casa, no escritório e em lugares do tipo é visto como um hábito ruim e nojento. Por isso, não se assuste caso você seja atendido por pessoas de cargos importantes que estejam usando chinelos “fofinhos” como pantufas.

Sempre separar o lixo

Na Coreia do Sul, o esquema de “uma lixeira para cada material” realmente funciona e é levado muito a sério: o sistema de reciclagem coreano é o segundo melhor do mundo! Jogar lixo em sacos de cores erradas pode render até multas para os moradores. Por isso, lembre-se de sempre separar seus materiais corretamente quando for descartar seu lixo na Coreia

O que mais você precisa saber antes de tirar férias na Coreia do Sul

Sabemos que estar por dentro das regras e costumes de um país pode te ajudar muito em uma viagem. Porém, além disso, é preciso conseguir se comunicar! Se você pretende passar um tempo na Coreia do Sul e entender na prática sobre os costumes coreanos, não deixe para depois: venha aprender a falar coreano conosco na Hallyu Brasil!

Tamyres Ogasawara

View Comments

Posts Recentes

Empresas coreanas: conheça as empresas que conseguiram sucesso mundial

A Coreia do Sul vem dominando o mundo com sua impressionante cultura e suas músicas.…

12 meses ago

Rap coreano: o outro lado da música na Coreia do Sul

Uma das coisas mais conhecidas da cultura coreana é o K-pop. Mas você conhece os…

12 meses ago

Viagem para Coreia do Sul: um guia completo para quem deseja conhecer o país

Se você é um amante da Coreia do Sul e pretende viajar para conhecer o…

12 meses ago

História da Coreia do Sul: o que você nunca imaginou sobre o país do K-pop

Aqui, já falamos sobre muitos temas acerca da Coreia: a mitologia do país, suas regras,…

12 meses ago

Cronograma de estudo coreano: como começar a aprender o idioma?

Se você é um iniciante e está entrando agora no mundo dos estudantes de coreano,…

1 ano ago

TOP 5 Aplicativos Mais Usados na Coreia do Sul

Os coreanos são os que mais passam tempo usando seus celulares. Você já se perguntou…

1 ano ago

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência.