Cultura Coreana: origens, arte, costumes, kpop e mais!

cultura coreana

É normal hoje encontrarmos elementos da cultura popular coreana no nosso dia a dia, como com músicas de kpop no topo das paradas internacionais, dramas para maratonar no Netflix e até liderando indústrias como a de aparelhos eletrônicos e cosméticos.

Mas, afinal, o que conhecemos realmente representa a cultura coreana em sua plenitude? E a Coreia do Sul sempre foi uma referência de país desenvolvido na Ásia? Ela sempre foi um país tão aberto e “divertido” ou seu passado mostra um outro lado?

Neste artigo, estaremos respondendo essas e mais outras perguntas acerca da cultura popular coreana, cultura tradicional e, também, do desenvolvimento desses elementos culturais e costumes na Coreia do Sul.

Cultura Coreana: origens

A cultura coreana surgiu da mistura de povos nômades – que podem ser considerados os ancestrais diretos dos coreanos – com o povo que se encontrava na região que conhecemos na modernidade como Manchúria.

Devemos considerar também a grande influência da cultura chinesa em certas tradições, costumes e crenças tradicionais coreanas, pois essas duas sociedades tinham uma relação muito próxima e, na maior parte do tempo, benigna de trocas. Um exemplo forte de cultura compartilhada são os costumes e filosofia confucionista que deixou forte marca em ambos os povos.

Apesar da cultura coreana ser uma das mais antigas e ativamente preservadas durante os séculos, durante sua história houveram certas rupturas de grande impacto em sua homogeneidade, sendo a separação da Península Coreana após a guerra das Coreias na metade do século XX uma das mais recentes e marcantes alterações na dinâmica do povo coreano.

Hoje em dia há consideráveis diferenças entre a Coreia do Sul e do Norte, especialmente no que tange a produções culturais populares pós anos 1990, tendo a “irmã” mais carismática do Sul claro caráter ocidentalizado, além de visando a exportação da indústria de entretenimento, visando lucros numa economia capitalista.

Arte/produções culturais

Não é difícil lembrar de músicas, dramas e até filmes – com o hype do longa metragem “Parasita” – vindos da Coreia do Sul e que fazem sucesso hoje. Mas de onde surgiram a raízes da música, dança, arte e produções midiáticas coreanas?

Vem comigo descobrir um pouco mais deste vasto acervo sul-coreano!

Música e dança 

danca e musica coreana

Você sabia que a sociedade coreana sempre teve como pontos fortes da sua cultura – e parte até de alguns rituais tradicionais –  e eventos sociais a música e dança?

Pois é! Não é a toa que hoje os idols coreanos são referência quando pensamos em coreografias mirabolantes e canções com batidas marcantes e extremamente dançantes. Mas vamos entender melhor como essas expressões funcionavam na cultura tradicional coreana.

Na antiga Coreia, haviam ao menos dois tipos de dança: danças de “cortejo” – ou da corte – e danças folclóricas. Danças comuns desses grupos são jeongjaemu (정재무) e ilmu (일무). Aqui também podemos fazer uma menção honrosa a arte marcial conhecida como Taekkyon, que é central a dança coreana clássica

Já no que tange à músicas tradicionais, podemos pontuar como gêneros tradicionais o Pungmul e Pansori, sendo a primeira marcada por um estilo de ritmo variado e complexo, apesar de característico, e a segunda geralmente é composta geralmente por apenas um cantor e um responsável pela batida (instrumento de percussão). 

Nos transportando para a atualidade, sabemos que gêneros como Kpop, EDM e R&B tomam conta das paradas coreanas, sendo a dança realizadas por esses artistas uma mistura de ritmos ocidentalizados, mas por vezes com traços que remetem seus movimentos tradicionais.

Cultura coreana: Costumes e estilo de vida

capital coreana seoul

Quando assistimos vídeos sobre as interações entre sul-coreanos, logo conseguimos perceber certos traços marcantes de sua cultura que divergem muito do que temos como habitual na cultura popular ocidental. A exemplo disso podemos pontuar o costume de se curvarem ao se cumprimentarem e o respeito exacerbado de jovens com pessoas de gerações anteriores. 

Mas de onde derivam esses hábitos e costumes diferentes dos sul-coreanos? Será que sua sociedade sempre foi assim? Teriam motivações religiosas ou filosóficas por trás desse estilo de vida?

Bom, conseguimos responder com firmeza que a sociedade coreana tem seus costumes com fortes raízes na filosofia confucionista. Sabendo disso, elementos como consideração alta aos mais velhos e uma sociedade na qual demonstrações de cortesia e respeito são levadas a um nível que consideramos impressionante.

Além disso, o apego grande aos estudos, cerimônias como as em homenagem a parentes falecidos e até o hábito de tirar os sapatos ao entrar em casa também derivam da adaptação dessa filosofia chinesa.

Entretanto, não podemos esquecer de ressaltar outras filosofias que compõe o estilo de vida coreano, como o budismo, o shamanismo (tradicional da sociedade antiga coreana) e, recentemente, o cristianismo. 

Cultura pop: a ascensão do kpop, dramas e filmes 

foto bts kpop

Chegamos, enfim, ao que hoje ganha os olhos internacionais para a Coreia do Sul: sua cultura pop.

A ascensão de movimentos como o kpop, dramas (os famosos doramas ou k-dramas) e filmes começaram a ganhar força há muito pouco tempo, com o início de uma política pró-cultura e exportação da mesma pela Coreia do Sul.

Mas o que isso quer dizer? Bom, duas coisas: 

  1. O sucesso das produções coreanas não foi à toa e sim fruto de investimentos de peso do governo sul-coreano.

  2. Esses movimentos derivam de uma mesma onda coreana, chamada de Hallyu, que tem como intuito promover a indústria do entretenimento como uma das principais fontes de renda da Coreia do Sul e, também, como uma forma de diplomacia.

Sim, os boatos de que a Coreia do Sul investiu cerca de 1% do seu PIB para a indústria do entretenimento são verdadeiros. O que foi um movimento de mestre da nação, pois só a banda BTS hoje gera mais de 4 bilhões de dólares para a Coreia do Sul.

Além disso, a cultura popular sul-coreana foi responsável por um aumento exponencial na procura do país como destino principal de turistas. Quer entender melhor como essa onda coreana impactou o país? Confira nosso artigo sobre o fenômeno chamado de Hallyu.

Coreia do Sul: Tecnologia e videogame

pc bang coreia do sul

Quem é fã de tecnologia sabe que a Coreia hoje é pioneira na produção de diversos produtos dessa indústria. Com grandes nomes como Samsung, LG e Hyundai, é impossível em algum momento você não ter usado algo que foi produzido ou projetado por sul-coreanos.

Focando na indústria de games, quem nunca viu aquele time de “asiáticos” ou com algum integrante coreano levando a melhor, recebendo brincadeiras como ser uma “trapaça” estes estarem competindo, de tão bons?

Pois é, hoje a Coreia do Sul é considerada também referência na “produção” de atletas de alta performance na indústria de e-sports. Tal paixão por jogos deriva desde o início dos chamados PC-bangs, um tipo de lan house na Coreia do Sul, que ganharam popularidade em massa no final da década de 90.

Atualmente a Coreia do Sul representa uma grande potência e conhecer mais sobre esse país, povo e costumes é muito importante para entendermos as raízes de seu sucesso e cultura de hoje. 

Vertentes como música, dança e tecnologia são apenas alguns dos pilares da Coreia que conhecemos internacionalmente, mas que servem como um bom guia para enxergamos o poder desse país internacionalmente.

Gostou de conhecer mais sobre a Coreia? Deixe nos comentários o mais te impressionou no artigo! Adoramos conversar com você. 🙂  

58 comentários em “Cultura Coreana: origens, arte, costumes, kpop e mais!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.