Escola coreana: curiosidades sobre a educação na Coreia do Sul

escola coreana

Você já imaginou como seria estudar na Coreia? Um dos assuntos mais comentados sobre a cultura asiática são as instituições de ensino. Então, separamos algumas curiosidades legais sobre as escolas coreanas!

Como é o sistema escolar coreano?

A Coreia do Sul tem um ótimo sistema de ensino, o que garante sua fama ao redor de todo o mundo pela excelência das escolas. Para explicar tudo o que há por lá, vamos por partes:

O ano letivo coreano

O ensino coreano tem um ano letivo parecido com o nosso, com exceção de algumas coisas: os dois períodos de férias do ano um pouco maiores e a divisão de períodos. Lá, o ano é separado em dois semestres, com férias de verão (de julho a agosto) e de inverno (de dezembro a fevereiro). 

Ensino superior coreano

Lá, existem três tipos de faculdade:

  • Faculdades comunitárias (chamadas de junior colleges, têm cursos que duram até três anos)
  • Universidades (com cursos de quatro anos de duração)
  • Escolas de pós-graduação
  • Cyber universities, que promovem o ensino à distância.

As universidades coreanas são divididas em três grupos: nacionais, públicas e particulares. Além disso, existem diversos programas de ensino que disponibilizam até cursos e graduações para estudantes estrangeiros. Legal, né?

Regras da escola coreana

Como nem tudo é diversão, o regulamento por lá é bem diferente do nosso. Essas são algumas das principais regras da escola coreana:

Nunca chegar atrasado

Se você chegar atrasado em uma escola coreana, a consequência será uma detenção: além de ter que limpar a sala depois da aula, perderá alguns pontos.

Nunca entrar na escola usando sapatos.

Como eles se preocupam muito com a limpeza, a escola te dá sapatos especiais, parecidos com pantufas, que você pode usar enquanto estiver dentro da escola. Mas, se você for para fora (em uma aula de educação física, por exemplo), não poderá usá-los.

Sempre ter respeito aos professores

Na Coreia, o respeito aos mais velhos é sempre muito valorizado, por isso, uma das regras da escola coreana é sempre cumprimentar os professores quando chegar na sala, dizendo “annyeonghaseyo”.

O uniforme escolar coreano

Nas escolas coreanas, o uso do uniforme é obrigatório apenas a partir do Middle School – o nosso ensino fundamental 2. Entretanto, o uniforme é bem diferente dos filmes: você não pode usar roupas curtas e nem muita maquiagem. É permitido usar pó de arroz, batom e base, porém em pouca quantidade. Sobre as vestimentas, não é permitido usar saias ou shorts acima da altura das coxas.

Com quantos anos os coreanos terminam a escola?

O tempo de estudo nas escolas coreanas também é parecido com o nosso: com 18 a 19 anos, os coreanos se formam no ensino médio, chamado de “alta escola”, a parte não obrigatória dos estudos. Nos dois últimos anos da alta escola, os alunos participam de aulas vocacionais que têm o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho coreano.

Caso o aluno queira continuar seus estudos entrando em uma universidade, existe o “ENEM” coreano: uma prova chamada de suneung, que acontece na segunda quinta-feira de novembro e dura em torno de seis horas. Como você pode imaginar, todo o sistema de provas é feito com a máxima organização possível. Nesse caso, o aluno estudará por mais alguns anos.

E o material escolar?

Uma das coisas que mais chama atenção quando se trata desse assunto é o material escolar coreano. Por serem lindos e delicados, muitas pessoas optam por comprar materiais escolares coreanos pela internet. 

Um dos materiais escolares que os coreanos mais gostam é a fita. A washi tape, que vem marcando presença nos cadernos e agendas de todo mundo. Além dessa fita, os coreanos amam as figurinhas fofas com efeito 3D e desenhos diferentes, como frutas e personagens. Eles também usam muitas agendas e planners, pois curtem estar sempre bem organizados!

29 comentários em “Escola coreana: curiosidades sobre a educação na Coreia do Sul”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.