Sasaeng: Por que traz tanta preocupação aos K-idols?

jungkook sendo abordado por uma Sasaeng

Se você tem um idol e faria de tudo por ele, certamente pode ser considerado um fã, mas… Digamos que alguns levam isso a sério demais. Continue lendo e descubra o que é sasaeng!

Significado de sasaeng

No coreano, Sa significa “privado”, e saeng significa “vida”. Juntando esses dois, surgiu o termo sasaeng, utilizado para falar sobre a invasão de privacidade que os idols sofrem. Conhecidos também como “stalkers”, os sasaengs são fãs obcecados que acabam levando o amor pelos integrantes de grupos de K-pop a outro patamar.

A obsessão desses fãs é tanta que os leva a ultrapassar limites: perseguem os idols, vão até os hotéis na tentativa de pegar algo que eles tenham usado, colocam câmeras escondidas, compram passagens de avião para poderem vê-los de perto e muitas outras coisas. 

Porém, isso fica muito mais sério se considerarmos que, além de alguns fãs colocarem a vida dos idols em risco, a prática de sasaeng é levada quase como uma profissão na Coreia.

Os sasaengs costumam vender informações que conseguem hackeando os celulares dos idols, principalmente o app de mensagens que eles usam por lá, chamado KakaoTalk. Isso deixa os cantores com medo e constrangidos, já que muitas vezes eles sofrem com notícias falsas que os fãs divulgam, geralmente envolvendo polêmicas sobre namoro e drogas.

Alguns casos reais de sasaeng

Infelizmente, é muito comum que, além das frequentes invasões de privacidade, os sasaengs acabem colocando seus idols em perigo. Um caso muito conhecido é o de John Lennon, que foi morto por um fã stalker. 

Como o sasaeng não é novidade no K-pop, muitos artistas dos grupos coreanos também já passaram por situações complicadas e chocantes.

SNSD: Tentativa de sequestro em um show

Em 2011, durante uma apresentação do SNSD, grupo feminino de K-pop também conhecido como Girls’ Generation, um fã conseguiu invadir o palco despercebido e tentou levar Taeyeon, a líder do grupo, para fora. Ele a puxou pelos pulsos enquanto a integrante Sunny tentava impedir, mas felizmente nada aconteceu; a equipe de segurança chegou logo e o imobilizou.

TVXQ: Tentativa de envenenamento

O integrante Yunho, do grupo TVXQ, já processou vários fãs sasaengs. Mas esse incidente foi, de longe, o mais chocante: um fã lhe ofereceu um suco de laranja. Nesse suco, havia uma mistura de vidro e cola, que causou uma forte intoxicação. Yunho foi levado ao hospital às pressas e ficou traumatizado por muitos anos.

Super Junior: Acidente de carro causado por fãs sasaeng

Em 2011, dois integrantes do grupo Super Junior, Heechul e Leeteuk, estavam no carro e começaram a ser perseguidos por alguns carros de fãs. Os artistas tentaram muitas rotas mas não conseguiram fugir, ocasionando um acidente que envolveu sete carros. Felizmente, ninguém teve ferimentos graves.

Além dessas situações bizarras, outras coisas também são bem comuns, como as ligações de fãs perseguidores. Um exemplo disso foi a sasaeng do BTS: ela ligou para o celular do Jungkook durante uma transmissão ao vivo.

A fã disse que ligou para checar o número, já que ele estava em live. Jungkook não se sentiu constrangido em bloqueá-la na frente dos fãs que assistiam, e afirmou que recebe muitas ligações desse tipo.

1 comentário em “Sasaeng: Por que traz tanta preocupação aos K-idols?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.