Aprendendo o Hangul: Como ler e Escrever Em Coreano De Vez?

aprendendo hangul

Há quem acredite que aprender coreano é fácil, pois o hangul é um alfabeto mais simples. Afinal, suas apenas 24 letras são, se comparadas aos ideogramas japoneses e chineses, bem menos assustadoras. Mas quem está aprendendo o hangul sabe que para dominar esse alfabeto também leva seu tempo e escrever corretamente exige muito estudo. Assim, como devemos aprender o hangul?

Aprendendo hangul com romanização?

alfabeto coreano conceito lingua coreana

Por que a romanização do hangul é confusa? 

A romanização do coreano é o método usado para transcrever os sons da língua para o alfabeto latino. Entretanto, essa transcrição não é perfeita e é muito baseada em como um norte americano leria aquelas letras para ficar – mais ou menos – parecido com o coreano. Mas isso é muito diferente da pronúncia de um brasileiro (e de um coreano também!). Afinal, por que 배, que soa parecido como bé em português, é romanizado como bae

A romanização atrapalha a aprender coreano? 

Além da própria romanização ser confusa, ela pode desviar o foco do hangul em si. Quando temos nosso primeiro contato com um alfabeto completamente estrangeiro, ter uma ajudinha da romanização nos faz sentir mais seguros. Também nos ajuda a lembrar como se lê um som ou outro. Mas, a longo prazo, ela só atrapalha nosso processo de familiarização com o próprio hangul.

Mas, então, eu não devo usar romanização para aprender o hangul?

Começar é sempre o mais difícil. Nesses momentos, ter um apoio das letras que usamos no nosso dia-a-dia pode ajudar um pouco. Portanto, aconselhamos que a romanização seja usada no começo, acompanhada do estudo da pronúncia do alfabeto por nativos. 

Isso significa ver vídeos, áudios e prestar muita atenção em como aquela letra do hangul é pronunciada pelos coreanos. Assim, você não relaciona a letra do hangul à sua romanização, mas sim à pronúncia correta da língua.

Outro ponto que encorajamos é que o estudante entenda seu próprio ritmo de estudo. Muitos dos leitores da Hallyu estão começando a aprender o coreano agora, sozinhos. Para fazer isso, é muito importante entender qual método de estudo é melhor para você e quanto tempo você leva para aprender algo. 

Ainda assim, é interessante que você pare de usar a romanização quando se sentir mais confortável com o próprio hangul. Estipular um prazo como desafio também funciona! “Daqui um mês, eu não vou mais ver romanização”. Acredite, pode ser difícil no começo, mas vai valer muito a pena a longo prazo!

Escrevendo em hangul: a prática faz a perfeição

hangul alfabeto coreano

Quando aprendemos algo novo, praticar é essencial para que o nosso cérebro entenda que aquela informação é importante e ele deve guardá-la. Por isso, se você quer aprender a escrever em hangul, você precisa escrever em hangul. Seja palavras mais fáceis, seja frases inteiras… Escreva. Pode ser até nomes de amigos ou copiar palavras de algo que você gosta (um dorama, uma música), mas acostumar-se a escrever é fundamental. 

Outra coisa que ajuda bastante é, quando alguém estiver dizendo algo em coreano e isso estiver escrito em algum lugar, leia acompanhando. Pode ser a legenda de um dorama ou de um vídeo ou, ainda melhor, a letra de uma música, já que você já conhece o ritmo. 

Tudo bem se você se confundir um pouco ou não souber o significado das palavras por enquanto. O que importa é se acostumar a ler.

O que eu posso usar para aprender hangul?

Apps

Existem muitos apps disponíveis voltados especialmente para aprender hangul. Alguns permitem que você escreva as letras, outros leem elas para você e ajudam a montar as primeiras palavras, outros até têm sistema de quiz para você avaliar o que aprendeu ou não. 

Vale muito a pena baixar esses aplicativos para ir estudando quando sobra um tempinho. Outro ponto positivo é que dá para estudar em qualquer lugar, né?

Flashcards

Flashcards são cartinhas que contém alguma informação que você precisa memorizar mais rápido. Na internet, existem muitos packs de flashcards que ensinam hangul e alguns são até mesmo ilustrados. Se você achar interessante, vale a pena imprimir um e ir estudando aos pouquinhos. Principalmente para quem aprende mais pelo método visual, isso ajuda muito!

Livros didáticos

Naturalmente, muitos livros já foram lançados para ensinar a nós, estrangeiros, como escrever em coreano. Se você estiver disposto a investir um pouquinho mais nessa etapa, vale a pena pesquisar bons livros para aprender hangul. Sabia que até existem alguns que foram feitos aqui no Brasil? Você vai ter muitos exercícios e explicações para aprender de vez como escrever. 

Hallyu Brasil!

Claro que não podíamos nos deixar de fora. Nosso grupo está, finalmente, lançando nosso primeiro material de hangul e vale a pena dar uma conferidinha nele (quando sair). Contamos muito sobre a história do hangul, como ele é e fizemos vários exercícios para vocês praticarem bastante.

E então, pessoal? Gostaram das nossas dicas? Conte para nós como vocês estão aprendendo hangul!

28 comentários em “Aprendendo o Hangul: Como ler e Escrever Em Coreano De Vez?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.