Aprendendo Coreano Com Música: Como O K-Pop Pode Te Ajudar?

aprendendo coreano com musica - mulher conceito

Que atire a primeira pedra quem começou a aprender coreano sem nunca ter escutado k-pop antes. Você começa com uma musiquinha, aí se apega numa banda… E do nada sabe o nome de 12 membros de um grupo. Daí, vem a vontade de aprender coreano para cantar as músicas, entender as entrevistas dos idols e afins. Mas você sabia que é possível aprender coreano com música?

Aprender coreano com música pode ajudar na pronúncia? 

Pronunciar bem uma língua exige que você conheça os sons dela e preste muita atenção a como os nativos dizem cada palavra. Mas nem sempre assistir infinitas “formais” aulas desse jeito é interessante e, no pior dos casos, pode acabar te desmotivando.

Entretanto, se você ouve os sons e canta junto uma música que gosta, além de praticar pronúncia, também se diverte nesse processo. Isso te ajuda a se acostumar com como dizer algumas palavras e com o ritmo de fala do coreano. Às vezes, fazendo assim, você aprende até mais rápido do que faria só assistindo aulas.

Mas vale lembrar que o k-pop é, como o próprio nome diz, pop. Isso faz com que suas músicas sejam um pouco mais rápidas e, às vezes, que a pronúncia das letras não seja tão clara. Por isso, escolha uma música mais calma e com a pronúncia bem certinha para aprender coreano com músicas!

Ler letras de música para aprender Línguas

Alguns posts atrás, demos algumas dicas para vocês aprenderem hangul. Lá, mencionamos que ler as letras de música enquanto as ouve é um ótimo exercício para se acostumar a ler em coreano, mas não é só nisso que essa atividade pode te ajudar. 

Músicas, afinal, também demonstram as falas de nativos. Portanto, estão cheias de gramática e vocabulários que, pelo próprio caráter do k-pop, são muito usados no cotidiano. 

Portanto, pesquisar o que as letras querem dizer pode te ajudar a expandir seu vocabulário. Além de tudo, você pode aprender palavras que, por serem mais informais, nem sempre seriam mostradas  numa escola de idiomas, por exemplo. 

Outro ponto positivo é que as letras de música vão abordar as gramáticas do coreano da forma como elas são usadas no dia a dia, com vocabulário mais simples. Por exemplo, substituindo o 것이 (geosi), da forma escrita, pelo 게 (ge), da forma falada. Pegar essas dicas vai te ajudar a ter uma fala muito mais fluente e natural! 

Aprender coreano com música para memorizar sem esforço!

homem aprendendo coreano com musica

너 때문에… 나 때문에… 너 때문에… 나 때문에… Repetir mil vezes a mesma gramática pode te ajudar a decorá-la, mas não soa muito divertido. Aliás, por ser uma atividade que não te dá muito contexto sobre o uso dela, talvez nem funcione bem para aprender.

Nesse aspecto, as músicas tendem a contar histórias de forma curta, serem bem mais divertidas de se repetir e te dão todo um contexto em que aquela gramática foi usada. Para a gramática de 때문에, por exemplo, temos Because of you, do Afterschool, ou Danger do BTS, que a transforma em 땜에, uma forma da fala.

Portanto, as músicas são até uma forma mais interessante de decorar (e quem está no ensino médio sabe que, quando temos que memorizar para o vestibular, tudo vira música. É a mesma ideia). 

Mas decorar com música também funciona para vocabulário. Quem aí sabe como se diz “palmas” em coreano? Está certo quem pensou na palavra 박수 (baksu). Mas sabe um jeito de nunca mais esquecer isso? Ouvindo Clap, do Seventeen, que literalmente repete 박수 e bate palmas em seguida. Você não só vai decorar, como também não vai tirar a música da cabeça. 

Viu como aprender coreano com música pode ser uma boa? 

Bônus: Hack para Estudar coreano com música para provas

musica para aprender coreano conceito homem com guitarra

E agora, uma dica que pode salvar aquela prova de final de semestre. Se você já estuda coreano ou pretende estudar, sabe que as provas fazem parte desse processo. E que elas podem ser extensas e bem confusas.

Nesse contexto, decorar uma gramática é difícil. Uma música, nem tanto. Seja para lembrar qual forma do verbo entra naquela gramática, seja para lembrar qual partícula usar com ele, ter uma música na cabeça ajuda muito.

A ideia é simples. Se você ver a gramática na prova e tiver uma música que fale ela na cabeça, vai conseguir deduzir o significado, lembrar da forma do verbo ou da partícula que foi usada. Aí, é só aplicar com o que o exercício está pedindo, realmente aprendendo coreano com música.

Vamos ver um exemplo: -을/를 위해서. Essa gramática significa que você vai “fazer algo por alguém”. Mas vamos também supor que, para dizer “por você”, eu não saiba se é 너에 위해서 ou 너를 위해서. 

Quem gosta de Fake Love, do BTS? Vocês sabiam que a bridge da música diz exatamente 널 위해라서면? 널 é a forma falada de 너를 e, se eu lembrar da música, vou lembrar qual é a partícula certa também: -을/를 위해서.

Agora é só estudar bastante e gabaritar essas provinhas! 

E aí, gente? Vocês também estão aprendendo coreano com música? Contem para gente nos comentários seus melhores macetes!  😉

FONTES

Music as an Effective Tool for Learning Languages. Altissia.

73 comentários em “Aprendendo Coreano Com Música: Como O K-Pop Pode Te Ajudar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.