Língua Coreana: é difícil? Alfabeto e como aprender

alfabeto coreano conceito lingua coreana

Atualmente, com a alta de produções culturais derivadas da Coreia do Sul, mais e mais somos expostos a língua coreana. Mas, afinal, como que a língua coreana funciona? Seria ela escrita com ideogramas como o japonês e o chinês? Seriam essas línguas parentes próximas? É difícil aprender coreano? Essas são algumas das perguntas que vamos responder neste artigo.

Sobre a língua coreana

A língua coreana (ou 한국어/hanguk-eo) faz parte dos idiomas encontrados no Leste Asiático e hoje ela é falada por aproximadamente 77 milhões de pessoas. Hoje essa é a língua falada tanto na Coreia do Sul quanto na Coreia do Norte, apresentando poucas diferenças de vocabulário e pronúncia.

A língua coreana é classificada numa família de línguas isolada, o que significa que ela não possui uma relação direta com outros idiomas, ou seja, o coreano não está relacionado ao japonês nem ao chinês, ao contrário da crença popular.

Apesar disso, é importante ressaltar que os coreanos por várias décadas utilizaram uma adaptação dos ideogramas chineses – nomeados na Coreia de “Hanja” – para sua escrita. O seu alfabeto próprio surgiu apenas no século XV, como uma iniciativa do rei Sejong.

O alfabeto coreano foi criado pois os ideogramas chineses não eram apropriados para representar o idioma falado na Coreia e, também, como uma forma de incentivar a alfabetização das classes mais populares. O hangul – como foi nomeado o alfabeto coreano – apresentava uma estrutura mais simples e intuitiva, ideal para classes menos favorecidas, enquanto os ideogramas eram amplamente usados pela elite.

Alfabeto coreano

alfabeto coreano escrito

O alfabeto coreano (한글 / Hangul), criado pelo rei Sejong, é hoje o sistema de escrita oficial utilizado pelas Coreia do Sul e Coreia do Norte. Trata-se de um sistema muito intuitivo, feito baseado nos sons presentes na língua coreana e na anatomia de sua fala.

Portanto temos um alfabeto fonético, ou seja, um alfabeto que como o nosso, as “letras” representam sons. Ao todo, o Hangul é composto por 35 caracteres fundamentais e algumas poucas derivações destes símbolos base.

Vogais

Na língua coreana, há 6 vogais fundamentais, são estas: ㅏ(a), ㅓ(eo), ㅗ (o), ㅜ (u), ㅡ (eu), ㅣ(i). Com elas, você já consegue fazer muita coisa, sendo a maior parte dos diálogos básicos formados com a combinação dessas vogais com as consoantes básicas.

Mas há ainda as vogais mais “compostas”, sendo elas: ㅑ(ya), ㅕ(yeo),  ㅛ (yo), ㅠ (yu), derivadas diretamente das que mencionados anteriormente, e as demais:ㅐ(ae), ㅒ(yae), ㅔ(e), ㅖ(ye), ㅘ (wa), ㅙ (wae), ㅚ (oe) , ㅝ (wo) , ㅞ (we

0, ㅟ (wi), ㅢ (ui).

Consoantes

Assim como com a língua portuguesa, a língua coreana é rica em consoantes. Estas compõem a maior parte do seu alfabeto. A fins didáticos, vamos separá-las em dois grupos, o grupo de consoantes “fundamentais” – ou base –  e o grupo de consoantes “compostas”.

As consoantes fundamentais são: ㄱ, ㄴ, ㄷ, ㄹ, ㅁ, ㅂ, ㅅ, ㅇ, ㅈ, ㅊ, ㅋ, ㅌ, ㅍ, ㅎ.

Já as consoantes compostas são: ㄲ, ㄸ, ㅃ, ㅆ, ㅉ.

Como aprender a língua coreana

As línguas vindas do oriente, num geral, tem fama de serem extremamente difíceis de se aprender e o coreano não é uma exceção. Ainda mais porque encontrar uma escola de idiomas que ofereça aula de coreano é complicado, especialmente se você não mora numa cidade grande.

Então, afinal, como aprender a língua coreana? Bom, a solução está na sua frente, sem precisar sair de casa. E se você fizesse aulas de coreano online?

Aula de língua coreana online

Atualmente, com a popularização da cultura coreana, tornou-se cada vez mais fácil encontrar materiais sobre a língua coreana na internet. Apesar disso, grande parte ainda está em inglês ou de acesso limitado.

Por isso, escolas online como a Hallyu Brasil têm a proposta de aproximar os amantes da cultura coreana à informação de qualidade. Fique ligado no nosso site e nas nossas redes sociais, pois postamos dicas de coreano diariamente e lançaremos vários materiais, como ebooks, para ajudar você a ficar mais perto da fluência!

Tem alguma dificuldade ou dúvida específica? Mande para nós! Criamos os materiais com base em necessidades reais dos nossos leitores. 🙂  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.